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O QUE É PILATES

Segundo seu criador, é a perfeita coordenação entre corpo físico, mente e espírito. Primeiro você adquire o controle total do seu próprio corpo, e depois, com repetições apropriadas, você adquire gradual e progressivamente um ritmo natural e coordenação associada a atividades do subconsciente. O Método Pilates desenvolve o corpo uniformemente, corrige a má postura, restaura a vitalidade física, revigora a mente e eleva o espírito.

 

Joseph Humbertus Pilates (1883 – 1967), foi o criador deste maravilhoso método. Desde sua infância doentia observava e imitava os animais, e foi através de seus próprios estudos; estudos estes que se prolongaram praticamente por toda a sua vida adulta, que desenvolveu a metodologia. Unindo suas experiências e estudos, tanto pelos caminhos orientais como pelos ocidentais, além de uma incrível metodologia de exercícios, criou e construiu todos os aparelhos e acessórios que utilizamos até hoje.

 

Apesar de Joseph  ter desenvolvido apenas UM Método Pilates, um fato curioso aconteceu. Ele transmitiu seus conhecimentos para várias pessoas que estudaram, praticaram e trabalharam com ele, porém essas pessoas (são chamadas de “Elders”), seguiram caminhos diferentes, tiveram experiências diferentes e algumas delas misturaram estas vivências ao método, dando origem há várias linhas de trabalho diferentes que encontramos hoje em dia. Romana Kryzanowska foi entre os Elders a que mais manteve a fidelidade da metodologia criada por Joe Pilates.

Hoje, chamamos de método Pilates Clássico aquele que é o mais próximo que Joseph trabalhava: os exercícios, os nomes, a ordem das sequencias, os equipamentos e acessórios desenvolvidos por ele. Mas com o passar do tempo, pesquisas e estudos científicos algumas adaptações foram inevitáveis, mas tudo o que a ciência comprovou eficácia, continua sendo da mesma forma.

 

Auxiliado por seus equipamentos específicos (Reformer, Cadillac,  Chairs, Barrels, Pedipole, e acessórios como o Magic Circle, Foot Corrector, Neck Stretcher entre outros), o  Método Pilates tem como diferencial o trabalho do corpo como um todo. O corpo trabalha em conjunto, sempre liderado pelo Power House, o  centro do corpo forte que estabiliza o troco para desenvolver um movimento seguro e eficaz.

 

A força e a flexibilidade dos treinos te ajudam a melhorar a postura, alongar e definir os músculos sem exageros. Lembrando que o foco é na qualidade dos movimentos, ou seja, faça poucas repetições, mas faça corretamente.

 

Aqui nós trabalhamos somente com o Método Pilates Clássico.

DÚVIDAS FREQUENTES

  • Existem vários tipos de Pilates?

    Na verdade,  Joseph Pilates desenvolveu  apenas UM método!

    Depois de sua morte,  os seus discípulos (também conhecido como “Elders”) continuaram o trabalho de Joseph, mas cada um com um rumo diferente.  Alguns deles interpretaram de forma pessoal os ensinamentos, misturando experiências e novos conhecimentos e com o tempo o Método foi se modificando.

    Romana Kryzanowska foi a discípula que mais se preocupou em manter a integridade dos ensinamentos de J. Pilates,  e ainda hoje temos profissionais que trabalham com o Método muito próximo da forma que ele foi criado. Claro que não podemos ignorar tudo que a ciência nos deu desde a morte de Joseph (1967), alguns detalhes precisaram de ajustes  para que o Método continuasse atualizado até os dias de hoje.

    Os trabalhos de cada Elder se tornaram diferente e para podermos identificar foi criada as denominações: Pilates Clássico (ou Autêntico) e Pilates Contemporâneo (ou Moderno).

  • Para quem o Pilates é indicado?

    Para jovens e idosos, atletas e sedentários! Pilates pode ser utilizado após o tratamento (fisioterapia) de uma lesão como uma forma de manter os benefícios adquiridos ou forma preventiva de crises de doenças/lesões crônicas, ou ainda, como parte da preparação física de um atleta ou bailarino profissional.

  • Pilates é aquela atividade com bola, né?

    Definitivamente não! Pilates é um método de condicionamento do corpo que utiliza equipamentos e acessórios próprios.

    As escolas mais tradicionais/clássicas utilizam apenas os aparelhos criados por Joseph Pilates. Já as mais modernas adicionaram alguns novos acessórios como bolas, bandas elásticas, discos de equilíbrio e outros acessórios misturando com outras técnicas e em alguns casos descaracterizando o método.

  • Pilates é bom para as gestantes?

    Sim, mas o ideal é que a interessada comece a praticar Pilates pelo menos 4 meses antes de engravidar. Isto porque o corpo deve se adaptar a atividade, que é intensa, principalmente o trabalho de fortalecimento da região abdominal, principal característica do Método.

    Principais benefícios do método Pilates para as gestantes:

    – Alonga o corpo como um todo, beneficiando principalmente a coluna.

    – Trabalha a musculatura do assoalho pélvico.

    – Fortalece a musculatura superficial e profunda do abdome, facilitando o parto normal e ajudando na recuperação pós-parto.

    – Estimula a circulação, evitando inchaços.

    – Trabalha a Respiração, auxiliando no trabalho de parto e no nascimento (parto normal).

    Caso a gravidez venha antes do início da prática de Pilates, o trabalho deverá ser adaptado, pois o método puro não é indicado nesta fase se o corpo não está acostumado, isso porque uma das principais características do Pilates é o fortalecimento do “Power House” e isso exige um grande esforço na região abdominal. O método adaptado não traz os mesmos benefícios, mas é também uma ótima opção.

  • Crianças podem fazer Pilates?

    Sim, o trabalho com crianças ainda é algo novo e tem características mais lúdicas. As aulas são divertidas e dinâmicas, e tem como principais objetivos:

    – Desenvolver a consciência corporal
    – Corrigir a postura de uma forma geral
    – Estimular qualidades físicas como flexibilidade, força, estabilidade, equilíbrio, coordenação, etc de uma forma geral.

    É indicado para crianças a partir de 7 anos.

  • Até que idade pode fazer Pilates?

    Os idosos são grandes beneficiados do Método Pilates, já que é uma atividade onde os exercícios podem ser adaptados de acordo com as limitações de cada um.

    A resistência das molas e a falta de impacto são grandes aliados deste método que trabalha fortalecimento muscular, flexibilidade, equilíbrio (entre outras qualidades físicas) na medida certa.

    O respeito aos limites físicos, as adaptações para cada corpo, o estímulo da respiração e da circulação e a segurança de ser atendido por profissionais altamente qualificados, faz do Pilates a melhor opção para a melhor idade!

  • Tenho hérnia de disco, eu posso praticar Pilates?

    Pode e deve! O Pilates fortalece e alonga os músculos que envolvem a coluna, o abdome e glúteos, trabalho fundamental para manter as crises sob controle.
    Mas consulte sempre o seu médico antes de praticar qualquer atividade.

  • Quantas vezes por semana devo praticar Pilates para ter resultado?

    O ideal seria 3 vezes por semana em dias alternados, mas com 2 vezes por semana já conseguimos alcançar excelentes resultados.

  • Quais são os resultados do Pilates para o abdome?

    O Pilates trabalha a musculatura superficial e profunda do abdome, alcançando assim excelentes resultados, tanto do ponto de vista estético, como terapêutico, aliviando principalmente as dores na coluna.

  • Pilates emagrece?

    O objetivo principal do Método não é perder peso, pois não é uma atividade aeróbica. Porém existe um gasto calórico significativo e associando as aulas de Pilates com uma dieta equilibrada e uma atividade como a caminhada os resultados serão rápidos e efetivos.

  • Pilates é só alongamento?

    Não, Pilates é uma atividade completa, que além de alongar, trabalha o fortalecimento e a definição muscular, enfatizando a região central do corpo, o Power House (músculos que envolvem basicamente a região do abdome e coluna lombar) e trabalhando intensamente o corpo todo.

  • Pilates também é para homens?

    Sim!!! O método Pilates foi desenvolvido inicialmente para treinar homens, lutadores de Boxe e luta Greco Romana. O trabalho intenso de estabilidade, fortalecimento muscular e equilíbrio postural, juntamente com o alongamento  e consciência corporal, ajuda os homens a controlar o stress, trazendo bem estar e melhorando sua qualidade de vida.