07
02
2018

Condução da aula através do Comando Verbal

postado por Adriana Trotta 0

Como você conduz sua aula de Pilates? Tem o hábito de demonstrar cada exercício? Ou talvez execute os exercícios lado a lado com seu aluno/paciente? Você acha possível conduzir uma aula apenas verbalmente?

Todos os profissionais com formação em Pilates Clássico trabalham da mesma forma: através de comandos verbais.

Mas se maioria das pessoas aprende mais facilmente através de estímulos visuais, por que não usar esta ferramenta?

Estímulos dos outros sentidos

Adriana Trotta 2

Quando orientamos nossos alunos verbalmente, além da audição estimulamos também a concentração e a imaginação, pois ele deverá ouvir o comando e transformar aquela informação em movimento, e sim, no primeiro momento ele sentirá falta do estímulo visual, pois não está acostumado com a falta deste tipo de estímulo. Mas somente no primeiro momento! Depois de uma breve adaptação ele não terá mais nenhuma dificuldade. Além do estímulo verbal, podemos usar outra ferramenta: o tato! Sim, através do toque podemos conduzir o movimento, limitar a amplitude, criar oposição, etc.

 

Influencia na autoestima

Adriana Trotta 3

É claro que quando o professor demonstra um movimento ele deve fazer da forma mais correta possível, para dar ao aluno a ideia exata do que ele deve fazer. Mas e se este aluno for uma pessoa com dificuldades em se movimentar e com uma coordenação motora pouco estimulada? Com certeza ele sentira dificuldade em fazer até os movimentos mais simples, ele não dirá, mas com certeza pensará “eu nunca farei isso!” Devido a sensação de incapacidade, é  quase certo que este aluno desistirá em breve das aulas de Pilates. Quando o professor não demonstra o exercício ele não dá nenhuma referência ao aluno, ele terá que construir o seu próprio movimento, aquele que está dentro da sua capacidade, nada a mais nem a menos.

Saúde do profissional

Aula em trio 7

É comum os profissionais de Pilates darem 5 ou mais aulas por dia. A execução intensa e prolongada dos exercícios levará o profissional a um cansaço extremo e ele não vai conseguir trabalhar assim por muito tempo. Stress e lesões podem fazer parte da rotina e fica quase impossível imaginarmos como estará este profissional daqui a 10 ou 20 anos. Alguns profissionais se limitam apenas a mostrar como o exercício deve ser feito com poucas repetições. Desta forma, outro problema aparecerá: no momento em que precisar demonstrar um exercício mais complexo, com grau de dificuldade elevado, os músculos e articulações podem não estar preparados/aquecidos e a possibilidade de ter uma lesão é muito grande.

É difícil visualizar o trabalho dos músculos profundos

Sabemos que no Método Pilates a estabilidade da coluna e das cinturas pélvica e escapular, é fundamental!  Para isto, a solicitação da musculatura mais profunda na região central do corpo (Power House) é constante durante toda a aula. É muito difícil visualizar este trabalho muscular, e principalmente, descobrir que músculos devem ser trabalhados. Por isso, é fundamental que o professor, mesmo que tenha o costume de demonstrar, tenha comandos verbais bem direcionados para que o aluno consiga executar os exercícios através do Power House. Para o Professor que faz todos os exercícios lado a lado com seu aluno/paciente, é quase impossível dar as orientações e as correções adequadas.

Parece fácil, mas não é!

Talvez você possa estar pensando: “ficar somente falando é muito mais fácil do que fazer”, engano seu! Para dar aula somente com comando de voz você deve conduzir cada movimento detalhadamente, desde a posição inicial até a transição para o próximo exercício. Tem que corrigir e adaptar (se necessário), dar dicas para melhorar a execução, dar ritmo e intensidade a cada exercício. A linha Clássica trabalha com uma sequencia de exercícios, com uma ordem  estabelecida para o Reformer e o Mat (solo), como Joseph Pilates fazia, e desta forma a Fluidez também faz parte do comando verbal.

Brasil - Guarulhos - SP - 10/11/2008 - Pilates - Estudio de Pilates Adriana Trotta. Foto: JUNIOR LAGO

Existem técnicas para executar este comando, e é necessário muito treino para que o profissional as domine totalmente.

Talvez você não concorde comigo, sem problemas, mas depois de quase 20 anos trabalhando assim posso afirmar que funciona!

Isso pode parecer estranho para a maioria dos profissionais que trabalham com o Método Contemporâneo, onde é mais comum ensinar cada exercício de maneira visual, isto é, demonstrando. Deixo claro que não estou dizendo que seja errado ensinar desta forma, mas  esta não é a única forma de ensinar, e com todo o respeito, talvez não seja a mais eficaz!

Comments

comments

postado por Adriana Trotta

Comment
0

deixe uma resposta