
Condução da aula através do Comando Verbal
Como você conduz sua aula de Pilates? Tem o hábito de demonstrar cada exercício? Ou talvez execute os exercícios lado a lado com seu aluno/paciente? Você acha possível conduzir uma aula apenas verbalmente?
Todos os profissionais com formação em Pilates Clássico trabalham da mesma forma: através de comandos verbais.
Mas se maioria das pessoas aprende mais facilmente através de estímulos visuais, por que não usar esta ferramenta?
Estímulos dos outros sentidos
Quando orientamos nossos alunos verbalmente, além da audição estimulamos também a concentração e a imaginação, pois ele deverá ouvir o comando e transformar aquela informação em movimento, e sim, no primeiro momento ele sentirá falta do estímulo visual, pois não está acostumado com a falta deste tipo de estímulo. Mas somente no primeiro momento! Depois de uma breve adaptação ele não terá mais nenhuma dificuldade. Além do estímulo verbal, podemos usar outra ferramenta: o tato! Sim, através do toque podemos conduzir o movimento, limitar a amplitude, criar oposição, etc.
Influencia na autoestima
É claro que quando o professor demonstra um movimento ele deve fazer da forma mais correta possível, para dar ao aluno a ideia exata do que ele deve fazer. Mas e se este aluno for uma pessoa com dificuldades em se movimentar e com uma coordenação motora pouco estimulada? Com certeza ele sentira dificuldade em fazer até os movimentos mais simples, ele não dirá, mas com certeza pensará “eu nunca farei isso!” Devido a sensação de incapacidade, é quase certo que este aluno desistirá em breve das aulas de Pilates. Quando o professor não demonstra o exercício ele não dá nenhuma referência ao aluno, ele terá que construir o seu próprio movimento, aquele que está dentro da sua capacidade, nada a mais nem a menos.
Saúde do profissional
É comum os profissionais de Pilates darem 5 ou mais aulas por dia. A execução intensa e prolongada dos exercícios levará o profissional a um cansaço extremo e ele não vai conseguir trabalhar assim por muito tempo. Stress e lesões podem fazer parte da rotina e fica quase impossível imaginarmos como estará este profissional daqui a 10 ou 20 anos. Alguns profissionais se limitam apenas a mostrar como o exercício deve ser feito com poucas repetições. Desta forma, outro problema aparecerá: no momento em que precisar demonstrar um exercício mais complexo, com grau de dificuldade elevado, os músculos e articulações podem não estar preparados/aquecidos e a possibilidade de ter uma lesão é muito grande.
É difícil visualizar o trabalho dos músculos profundos
Sabemos que no Método Pilates a estabilidade da coluna e das cinturas pélvica e escapular, é fundamental! Para isto, a solicitação da musculatura mais profunda na região central do corpo (Power House) é constante durante toda a aula. É muito difícil visualizar este trabalho muscular, e principalmente, descobrir que músculos devem ser trabalhados. Por isso, é fundamental que o professor, mesmo que tenha o costume de demonstrar, tenha comandos verbais bem direcionados para que o aluno consiga executar os exercícios através do Power House. Para o Professor que faz todos os exercícios lado a lado com seu aluno/paciente, é quase impossível dar as orientações e as correções adequadas.
Parece fácil, mas não é!
Talvez você possa estar pensando: “ficar somente falando é muito mais fácil do que fazer”, engano seu! Para dar aula somente com comando de voz você deve conduzir cada movimento detalhadamente, desde a posição inicial até a transição para o próximo exercício. Tem que corrigir e adaptar (se necessário), dar dicas para melhorar a execução, dar ritmo e intensidade a cada exercício. A linha Clássica trabalha com uma sequencia de exercícios, com uma ordem estabelecida para o Reformer e o Mat (solo), como Joseph Pilates fazia, e desta forma a Fluidez também faz parte do comando verbal.
Existem técnicas para executar este comando, e é necessário muito treino para que o profissional as domine totalmente.
Talvez você não concorde comigo, sem problemas, mas depois de quase 20 anos trabalhando assim posso afirmar que funciona!
Isso pode parecer estranho para a maioria dos profissionais que trabalham com o Método Contemporâneo, onde é mais comum ensinar cada exercício de maneira visual, isto é, demonstrando. Deixo claro que não estou dizendo que seja errado ensinar desta forma, mas esta não é a única forma de ensinar, e com todo o respeito, talvez não seja a mais eficaz!